As novas instalações atendem às normas de ibilidade e também visam a otimização no uso dos recursos naturais. A nova sede abrigará as três Promotorias de Justiça da Comarca
Nesta terça-feira (10/04) aconteceu a solenidade de inauguração da nova Sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Mafra. A nova edificação abrigará as três Promotorias de Justiça da Comarca. As novas instalações atendem às normas de ibilidade e também visam a otimização no uso dos recursos naturais, caracterizando-se como uma instalação moderna e sustentável.
Com a nova sede, localizada na Avenida Coronel José Severiano Maia, n. 846, no centro de Mafra, o MPSC ampliará sua capacidade de atendimento na região. O horário de atendimento ao cidadão é das 13h às 19h.
Durante a solenidade, o coordenador istrativo da Comarca, Promotor de Justiça Alicio Henrique Hirt, destacou o que representa este novo momento do MPSC para a cidade. ”O que poderia ser uma desvantagem sair de dentro do Fórum para ir para nosso próprio espaço, hoje vai ao encontro do exercício das nossas atividades”, destacou.
O Secretário-Geral do MPSC, Promotor de Justiça Fernando da Silva Comin, reforçou a importância da nova sede para cidade. ”A sede do MPSC hoje faz parte da história de muitos Promotores de Justiça que aram pela região e também é a história do povo daqui. Tenho certeza que o maior legado que fica é do exemplo de amor e dedicação à causa pública de cada um que atuou nesta região”, ressaltou.
Em seguida, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fábio de Souza Trajano, lembrou, em seu discurso, sobre a evolução do atendimento e atribuições do MPSC. ”Nosso leque de atribuições aumentou significativamente nos últimos anos. A nova estrutura que temos mostra que avançamos muito. Essa mesma estrutura facilita o desenvolvimento de programas institucionais e a aproximação com a comunidade. Com certeza vai se transformar em resultados positivos para toda a sociedade”, disse.
O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos istrativos, Cid Luiz Ribeiro Schmitz, destacou a importância da sede própria para a comunidade de Mafra. ”Pelas mudanças que estamos ando no país, não poderíamos deixar a população de Mafra sem um Ministério Público atuante. Essa casa aqui é confortável e bonita. Todo cidadão que precise do MPSC poderá vir aqui e será muito bem atendido.
Presente no evento, o prefeito de Mafra, Wellington Roberto Bielecki, destacou a importância da nova sede e falou sobre o desenvolvimento do município. Agradecemos o investimento do MPSC na cidade. Sabemos das causas da instituição e da seriedade do trabalho desenvolvido. Nossa cidade a por um momento de transformação, com crescimento como uma das principais cidades com maior índice de geração de empregos. Quando as coisas acontecem em um município é porque a sociedade está engajada, disse.
Encerrando a solenidade, o Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, enfatizou o mérito da região, que agora recebe mais investimentos por parte do MPSC. “Mafra é formada por uma comunidade compreensiva e acolhedora. Uma sociedade caracterizada pela parceria, pela amizade e pelo respeito, mesmo aos pensamentos divergentes. Esta postura é histórica e é, também, exemplar nos tempos atuais, onde a sociedade brasileira vive um grande período de inquietação. Inspirado nessa postura, o MPSC a a ter, aqui, instalações que visam ampliar o relacionamento com a comunidade mafrense. Inauguramos hoje uma nova casa, uma nova casa da cidadania, um novo instrumento de transformação social para esta região do estado”, celebrou o Procurador-Geral.
NOVA SEDE DO MPSC 2l5861
Distribuída em mais de 300 metros quadrados, a nova sede do MPSC possui recursos sustentáveis. Entre eles, luminárias com a tecnologia LED, que garantem maior eficiência luminosa e baixo consumo de energia e duas redes de água, onde uma delas reaproveita a captação da água da chuva e do dreno do sistema de ar-condicionado para utilizá-la nos vasos sanitários.
Todo o prédio segue as normas de ibilidade (NBR 9050). Os banheiros adaptados contam com botão de pânico. Em todos os ambientes os interruptores e tomadas estão nas alturas adequadas. As portas de todas as salas possuem largura de 90 cm para atendimento da norma de ibilidade.
SOLENIDADE 5u5v6y
Estiveram presentes as seguintes autoridades: Sandro José Neis, Procurador-Geral de Justiça; Fábio de Souza Trajano, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais; Cid Luiz Ribeiro Schmitz, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos istrativos; Fernando da Silva Comin, Secretário-Geral; Alicio Henrique Hirt, Promotor de Justiça e Coordenador istrativo da Comarca de Mafra; Rodrigo Cesar Barbosa, Promotor de Justiça de Mafra; Filipe Costa Brenner, Promotor de Justiça de Mafra; Bianca Andrighetti Coelho, Promotora de Justiça de Papanduvas; Diogo Luiz Deschamps, Promotor de Justiça de Rio Negrinho; Karen Damian Pacheco Pinto, Promotora de Justiça de Rio Negrinho; Luis Otávio Tonial, Promotor de Justiça de Canoinhas ; Pedro Roberto Decomain, Promotor de Justiça de Itaiópolis; Rafael Pedri Sampaio, Promotor de Justiça de Rio Negrinho; Luiz Ricardo Duarte, Coronel da Polícia Militar e Chefe da Casa Militar do MPSC.
Também participaram da solenidade: Wellington Roberto Bielecki, prefeito de Mafra; Adilson Sabatke, Presidente da Câmara de Vereadores de Mafra; Alexandro Possenti, Juiz da Vara Cível Rio Negro; Fernando Orestes Rigoni, Juiz da 1ª Vara Cível de Mafra. Rui Maurício Ribas Rucinski, Procurador da República de Mafra; Eliane Lima Araujo, Procuradora do Estado, representando a Procuradoria Geral do Estado Regional de Mafra; Major da PM, Marcelo Pereira; Rafaello Ross Delegado Regional de Mafra; Murilo Mengarda, representando a subseção da OAB de Mafra; Darci Mazur, representando o comando do Corpo de Bombeiros; Helton Neumann Leal, Diretor do Presídio Regional de Mafra; Carlos Eduardo Kochnski, Advogado; Antenor Rauen Júnior, Advogado; Elza Maria Sokolski Conselheira Tutelar de Mafra; Rodrigo Morillos, Juiz do Fórum de Rio Negro (PR), Gisele Silverio da Silva, Promotora de Justiça de Rio Negro; André Luiz Lopes de Souza, Juiz Diretor do Fórum de Mafra.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.
Telefone: (48)3229-9010
Enviado por Ministério Público de Santa Catarina
Rua Bocaiúva, 1750 – Centro Centro Executivo Casa do Barão 88015-904 – Florianópolis – SC