Belezas de Alfredo Wagner/SC Cultura Genealogia História Notícias

Kalbusch: uma das famílias mais antigas do Município! 715b2e

Mauro Demarchi
Editor e redator

A família Kalbusch é uma das mais antigas do município de Alfredo Wagner, com raízes que remontam à imigração de Mathias e Katharina Kalbusch (nascida Kohnen) de Ourem, Bélgica (atualmente Luxemburgo), para o Brasil. Estabelecendo-se inicialmente em São Pedro de Alcântara, o casal teve vários filhos, incluindo Pedro Mathias Kalbusch, que se tornou o patriarca da família em Alfredo Wagner.

De acordo com relatos orais, após uma tragédia em que sua família foi atacada por indígenas Xokleng, Pedro mudou-se para a Colônia Militar Santa Thereza, onde constituiu uma nova família. Em uma ocasião, ao retornar para sua fazenda, percebeu que estava sendo seguido por um indígena armado. Escondendo-se na mata, Pedro conseguiu surpreender e neutralizar seu perseguidor.

A tradição oral, conforme documentado na publicação “Alfredo Wagner em Revista – Jubileu de Prata 1961/1986” organizada pelo Dr. Thiago de Souza, relata que, durante uma nevasca, um pelotão se abrigou na fazenda de um dos filhos de Pedro Mathias Kalbusch, na região das Demoras (atualmente conhecida como Soldadinho). Nessa ocasião, o soldado José, conhecido como o Santo Alfredense, faleceu devido ao frio intenso.

A família Kalbusch expandiu-se e estabeleceu laços com outras famílias que chegaram à Colônia Militar Santa Thereza em busca de terras férteis e proteção oferecida pelo Exército Imperial. Entre as famílias relacionadas estão: Andersen, Duarte, Coelho, Rosa, França, Silva, Heiderscheidt, Schuller e Maffei.

Atualmente, os descendentes de Pedro Mathias Kalbusch estão presentes em diversos setores, como agricultura, comércio e prestação de serviços, demonstrando notável espírito empreendedor. A história encarregou-se de superar o trauma da tragédia inicial, consolidando a presença e contribuição significativa da família Kalbusch na região.

Irmãos Kalbusch (Nilza, Zita, Laura, Fridolino e Anselmo).