Segundo uma pesquisa realizada pela revista Nature Science of Learning, a leitura ameniza os efeitos do envelhecimento
O Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente no dia 29 de outubro. A data foi constituída para celebrar a inauguração da primeira biblioteca no Brasil. O livro é a ferramenta de conhecimento mais democrática e ível que possa existir.
A leitura de um livro traz benefícios para todas as fases da vida, desde a infância até a velhice. Márcia Sena, especialista em longevidade ativa, fundadora e CEO da Senior Concierge, empresa que pratica um modelo de atenção integrada para dar e às pessoas com mais de 60 anos, descreve que ler um livro traz diversos impactos positivos para a saúde tanto física quanto mental.
A revista Nature Science of Learning realizou um estudo com 118 idosos até 82 anos, e concluiu que a leitura e a escrita compensam os efeitos do envelhecimento no cérebro de adultos idosos com baixa escolaridade. Ou seja, praticar a leitura diminui os efeitos do envelhecimento.
“A leitura é um dos melhores hábitos que uma pessoa pode ter, principalmente a pessoa idosa. Pois é benéfica para a mente e também para o corpo, podendo até diminuir a ansiedade e proporcionando o aumento da sensação de bem-estar e prazer”, afirma a especialista.
Márcia Sena elenca as principais vantagens que a leitura gera para uma pessoa acima dos 60 anos.

Ativa a memória
O exercício cognitivo constante dos neurônios, por meio da leitura, mantém as sinapses cerebrais (transmissores) ativas e auxilia no combate à perda de memória.
Estimula a criatividade
A leitura, por ser uma forma de entretenimento, pode estimular a criatividade do leitor e promover momentos de entretenimento e prazer.
Ao contrário de um filme ou uma série, que contam com diversos recursos sonoros e visuais, a leitura pode te levar para um cenário que ainda não existe.
Amplia e estimula o vocabulário
Além desses benefícios que a leitura traz, é a ampliação e os estímulos no vocabulário. Ao contrário do que muitos pensam, essas vantagens não só auxiliam as crianças na fase inicial do desenvolvimento, mas também o idoso. Pois, a pessoa madura aprende outras palavras que acabam ativando a mente para que não repita sempre os mesmos vocabulários.
Previne doenças Cognitivas
O ato diário da leitura ajuda a prevenir alterações cognitivas, por conta do aumento das conexões neurais e funciona como uma forma de exercitar o cérebro. Estudos comprovam que hábitos de leitura podem reduzir em até 30% das doenças degenerativas como o Alzheimer.
Combate da depressão e ansiedade
Outro aspecto importante que a leitura contribui, e no combate da depressão e ansiedade, pois o ato gera uma sensação de alívio e bem-estar.
Sobre Márcia Sena
É fundadora e CEO da Senior Concierge e especialista em qualidade de vida na terceira idade. Tem MBA em istração na Marquette University (EUA) e experiência em várias áreas da indústria farmacêutica.
Criou a Senior Concierge a partir de uma experiência pessoal de dificuldade de conciliar seu trabalho como executiva e cuidar dos pais que estão envelhecendo. Se especializou nas necessidades e desafios da terceira idade e desenvolveu serviços com foco na manutenção da autonomia dos idosos no seu local de convívio, oferecendo resolução de problemas de mobilidade, bem-estar, tarefas domésticas do dia a dia e segurança.
Sobre a Senior Concierge
É uma empresa com um novo jeito de dar e aos 60+, com um modelo de atenção integrada e centrada nas reais necessidades dos maduros. Uma resposta dos novos tempos para um modelo que se esgotou, que é o modelo curativo baseado nas doenças, praticado por outras empresas de home care. Com a proposta de garantir um envelhecimento prazeroso, proporcionando qualidade de vida, bem-estar e segurança dos familiares.
![]() | Pamela Gama |