Já temos publicado diversas notícias do jornal católico “O Apóstolo” impresso em Florianópolis por muitos anos e que sempre publicava notas enviadas por correspondentes de Alfredo Wagner.
Barracão era um nome muito comum de comunidades catarinenses. Brusque, Lauro Muller, Tubarão, Lages, etc, tinham comunidades com este nome e frequentemente estavam no noticiário católico.
O nosso Barracão, também, aparecia menos frequentemente, mas aparecia as vezes. Já a Colônia Militar Santa Thereza, era notícia frequente na imprensa catarinense e em nosso próximo artigo comentaremos sobre um personagem que foi notícia para todo o Estado.
“O Apóstolo”, sendo um jornal Católico, recebia notícias enviadas por seus agentes ou por fiéis que assinavam e colaboravam com o jornal, publicado quinzenalmente.
É digno de Nota o artigo publicado na edição 00710 da 2ª quinzena de Abril de 1959 sobre a visita que o Bispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira fez a futura Alfredo Wagner, para aqui instalar a Paróquia e dar posse ao novo Pároco. A nota fala no primeiro parágrafo em Frei Arcângelo… mas depois coloca o nome correto do nosso primeiro pároco: Frei Agatangelo.
Foi com grande entusiasmo e alegria que o povo de Barracão recebeu a 21 de Fevereiro p.p. a visita de S. Excia Dom Joaquim Domingues de Oliveira, digníssimo arcebispo metropolitano, trazendo S. Excia. em pessoa nosso primeiro vigário Frei Arcângelo, capuchinho.
Às 17 horas chegava S. Excia. que em singela recepção foi saudado por alunas do grupo escolar e pelo sr. Olíbio Cunha.
Em seguida seguiu S. Excia. acompanhado pelo povo até a igreja onde houve bênção e onde S. Excia dirigiu sua amável palavra aos presentes.
No dia 22, às 7 horas, realizou-se missa com comunhão geral celebrada por S. Excia. Revdma. Dom Joaquim. Às 9,30 horas missa solene celebrada por Frei Agatangelo, que nesse momento recebia de Dom Joaquim a posse solene da sua nova Paróquia de Barracão, antiga localidade à margem da estrada Lages-Florianópolis.
Depois de istrada a Crisma, S. Excia. Revdma. Dom Joaquim regressou para Florianópolis, deixando em cada coração uma saudade deste dia tão memorável nos fastos de Barracão.
A S. Excia. endereçamos nossos sinceros agradecimentos por este ato de amor e caridade, criando aqui a paróquia, tão desejada por este povo há tanto tempo,. Também deixamos aqui externados nossos melhores agradecimentos ao RR. PP. de Ituporanga, que por tantos e tantos anos vinham dedicando-se ao seu apostolado entre nós e, principalmente, a Frei Deodoro, que durante 6 anos vinha mensalmente, trazer-nos o conforto da nossa santa religião.
A todos os abnegados sacerdotes, pois, nossos agradecimentos e que Deus lhes dê muitos anos de vida para que possam continuar o seu sublime apostolado de curas de almas.
Um pouco da história de Picadas ou KM 100 com dados fornecidos por Wirto Schaeffer natural de Picadas e redigido por Edelberto Schaeffer Filho (fedo). O nome da localidade de Picadas em Alfredo Wagner/SC tem origem no estreito carreiro por onde os viajantes avam. Através dessa picada começaram a subir famílias e mercadorias vindas do […]
Beatriz Stooli, moradora da comunidade de Lomba Alta, em Alfredo Wagner (SC), tem conquistado milhares de seguidores no TikTok ao mostrar, com bom humor e autenticidade, o cotidiano da vida no campo. Produtora de cebola, Beatriz encontrou nas redes sociais uma nova forma de se comunicar — e se destacar. Em entrevista à Rádio Sintonia, […]
VAMOS SUBIR O NÍVEL – COLUNA DE HOJE NA GAZETA DO POVO 14 de abril de 2016 By Rodrigo Constantino O país não está dividido, rachado ao meio. O que temos é uma ampla maioria querendo mudança, e uma minoria organizada e barulhenta lutando pela manutenção deste governo incompetente, que afundou nossa economia numa […]